Translate

domingo, 7 de abril de 2013

QUANDO E ONDE VIVEU ARQUIMEDES



O grande cientista e inventos gregos, Arquimedes, foi descobridor do princípio que nos permite calcular o valor do empuxo que atua em um corpo mergulhado em um fluido, embora essa tenha sido sua descoberta mais importante no campo da Física, sua obra é muito extensa, apresentando outras contribuições notáveis, não  só na Física, como também na Matemática e na tecnologia.
                Arquimedes viveu no século III a.C., na cidade de Siracusa, uma colônia grega situada na Sicília, sul da Itália. Tendo estudado em Alexandria, no Egito, que era o grande centro cultural da época, adquiriu uma sólida formação em Matemática e um grande interesse pelas ciências.
As engenhosas invenções de Arquimedes tornaram-se muito populares em sua cidade natal, chegando ao conhecimento do Rei Heiron, parente de Arquimedes. Uma das preocupações de Hierom era a defesa da cidade de Siracusa. Constantemente ameaçada de invasão pelas tropas romanas. Foi por isto que ele contratou Arquimedes para  projetar e construir dispositivos de guerra, destinados a defender a cidade e contra-atacar o inimigo. Arquimedes conseguiu desempenhar brilhantemente sua missão, criando máquinas engenhosas que causaram sérios danos à legiões romanas.
                Algumas de suas invenções mais populares é conhecida como parafuso de Arquimedes ( ou espiral de Arquimedes), Usado para levar água. Fazendo girar o parafuso, a água sobe ao longo do tudo oco e , portanto pode-se considerar este dispositivo como a primeira bomba de elevação de água da história . A espiral de Arquimedes foi muito usada em irrigação e para retirar água de minas, não só em Siracusa, mas também em várias outras cidades.
                Arquimedes foi a primeira pessoa que construiu e usou um sistema de roldanas como a  qual ele podia deslocar grandes pesos, exercendo pequenas forças. Conta-se que, para mostrar a eficiência deste dispositivo, ele preparou uma espetacular demonstração experimental: um navio da frota real foi tirado da água, como grande esforço, por um grupo de soldados e colocado sobre a areia da praia. Ligando o sistema de roldanas o navio, Arquimedes convidou o rei Hieron para puxar pela extremidade livre da corda. Sem realizar grande esforço, Hieron conseguiu sozinho, arrastar o navio sobre a areia, causando surpresa geral e fazendo aumentar ainda mais o prestígio de Arquimedes junto do rei.
                Entre as armas que Arquimedes teria preparado para defender Siracusa, há referência ao suo de espelhos Côncavos, utilizados para fazer convergir os raios solares. Segundo alguns historiadores, Arquimedes conseguiu incendiar uma esquadra romana empregando estes espelhos para concentrar o calor dos raios solares sobre os navios de esquadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário