Translate

sexta-feira, 8 de março de 2013

O EIXO DA TERRA MUDA DE DIREÇÃO CONTÍNUA E LENTAMENTE



Um dos maiores sucessos da teoria de Newton foi ter conseguido explicar o fenômeno da precessão do eixo de rotação da Terra. Como é sabido, o eixo de rotação da Terra não é perpendicular ao plano desta órbita, apresentando uma certa inclinação e relação à normal N.
Na época de Newton, já era bastante conhecido o fato de que o eixo não tem uma direção fixa no espaço, sabendo-se que ele gira muito lentamente em torno de N, deslocando-se  no sentido anti-horário e retornando à posição inicial ( de maneira semelhante ao que ocorre como o eixo de um pião que está girando). Este movimento descrito é denomina-se precessão do eixo da Terra. O tempo que o eixo gasta para dar uma volta completa em torno de si, isto é , o período de precessão, também já era conhecido naquela época ,sendo o seu valor cerda de 26 000 anos!
Entretanto, não tinha sido possível encontrar uma explicação científica para estes fenômenos. Usando a sua teoria gravitacional, Newton analisou detalhadamente a tração que o Sol exerce sobre as diversas partes da Terra, conseguindo explicar por que ocorre  a precessão de seu eixo. Através de sua análise matemática, Newton calculou teoricamente o período da precessão, encontrando o resultado de 26 000 anos, em excelente concordância com o valor determinado experimentalmente por observações astronômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário