Translate

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O BURACO NEGRO



Em toda estrela como o Sol. Por exemplo, ocorrem sempre dois processos importantes que vão determinas o seu tamanho. Um desses processos é atração gravitacional ente as próprias partículas constituintes da estrala, que tende a juntá-la sem seu centro, o que leva à redução das suas dimensões. O outro processo consiste nas reações que ocorrem entre os núcleos dos atamos ali presentes. Estas reações são semelhantes àquelas que ocorrem em varias bombas de hidrogênio, tendendo a explodir a estrela , o que leva ao aumento das usas dimensões. O tamanho da estrela se estabiliza quando estes dois processos se equilibram.
                Para  o caso do Sol, os pesquisadores no campo da Astrofísica concluíram que , no futuro , haverá uma predominância das explosões atômicas, de modo que ele se expandirá, transformando em um tipo de estrela conhecido como gigante vermelha .O Sol ficará tão grande que suas dimensões se estenderão  além da órbita da Terra e , assim, nosso planeta será “ engolido” por ele. Felizmente, isso só ocorrerá dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos!
                Quando todo o combustível atômico do Sol tiver se esgotado, a gigante vermelha, apenas sob ação do processo gravitacional, terá suas dimensões drasticamente reduzidas, ela se transformará, então, em uma pequena estrela morta , que não emitirá nem luz nem calor, denominada anã negra.
                Em estrelas que possuam massa superior a quatro vezes a do Sol, as forças gravitacionais entre partículas são muita grandes, Nestas estrelas, o processo de redução das dimensões é muito mais drástico, levando seus átomos ficarem praticamente unidos, sem espaço vazio entre eles! Em tal estado, a matéria está tão densa ( comprimida) que a força gravitacional que ela exerce em sua superfície torna enorme: nada, nem a própria luz consegue escapar desta ação gravitacional. Uma estrela que sofreu a ação deste processo é denominada buraco negro.
                Para o Sol torna-se um, buraco negro, seu diâmetro teria que se reduzido a apenas 6 km ( isto, não ocorrerá com o Sol) . A Terra só poderia se transformada em um buraco negro se toda a sua massa fosse concentrada em uma esferinha de 2 cm de diâmetro!
                Uma pessoa que se aproximasse de um buraco negro ( e isto só poderá acontecer com o desenvolvimento da Astronáutica) seria “ engolida! Por ele.

Fonte: Luiz,Antônio Máximo Ribeiro da,Beatriz Alvarenga Álvares, Física 1 vol 1- São Paulo;Scpione,2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário