Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO


Uma câmara  escura de orifício , muito simples , consiste de uma caixa fechada, na qual uma das faces laterais é feita de um papel semitransparente ( papel vegetal ou de seda, por exemplo). Na face oposta é feito o pequeno orifício, com uma agulha ou alfinete. Com este dispositivo pode-se obter a imagem de um objeto, usando o fato de que a luz se propaga em linha reta.



           
                                                                                              ’
                                                                                              

Para que você entenda como isso ocorre, um objeto AB é colocado em frente ao orifício de uma câmara escura. Cada ponto do objeto, como o ponto A, emite luz em toda as direções. Um estrito feixe que parte de A , passa através do orifício e incide na parede oposta , dando origem a uma pequena mancha luminosa A’. De mo semelhante, o feixe que sai do ponto b e passa pelo orifício dará origem à  mancha B’. É fácil perceber que à qualquer outro ponto do objeto corresponderá sobre a parede semitransparente uma pequena mancha luminoso. Assim, o objeto é reproduzido ponto a ponto, dando origem sobre aquela parede a uma imagem A’B’ semelhante a ele. Observe, que esta imagem é invertida em relação ao objeto e que uma pessoa poderá observá-la, uma vez que a parede é semitransparente.
            Usando uma caixa de papelão e orientando-se pela figura, você poderá construir facilmente uma câmera escura, Se usar como objeto a chama de uma vela e realizar a experiência em um quarto escurecido, a imagem projetada sobre a parede semitransparente será visível com muita clareza.
            Quando o orifício da câmera é muito pequeno, a imagem obtida pode ser bastante nítida, mas como os feixes de luz que passam através dele são muito estreitos, a imagem apresenta pouca luminosidade. Para que ela seja percebida, o objeto precisa estar fortemente iluminado. Um recurso para aumentar a luminosidade da imagem seria aumentar a área do orifício. Entretanto, neste caso, cada ponto do objeto dará origem a uma mancha luminosa de dimensões maiores ( que não poderá ser assimilada a um ponto) , prejudicando, então, a nitidez da imagem.

            Nas câmaras que fornecem imagens nítidas de luminosidade razoável, a parede semitransparente poderá ser fechada e adaptada em seu interior um filme fotográfico. Nestas condições e com um tempo suficiente de exposição, é possível obter boas foto de um objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário