FÍSICA NAS
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
Erros de medida nos esportes
Em atletismo, os resultados de
competições envolvem medidas de comprimento e tempo.
Embora
estas medidas estejam sujeitas a erros, como qualquer outra medida física, eles
não são levados em consideração pelos juízes e autoridades que militam no campo do esporte, Além disso,
cestos fenômenos físicos que podem afetar sensivelmente os índices registrados
por um atleta são também completamente ignorados. Estes fatos podem levar à
atribuição de um prêmio em uma competição ou à indicação de um atleta como
recordista mundial injustamente.
O
professor americano P. Kirkpatrik, em um artigo bastante divulgado, analisa
várias situações e aponta correções e aponta correção que deveriam ser feitas
nas medidas atléticas para reparar enganos deste tipo. Aqui algumas situações
estudadas pelo professor Kirkpatrick em seu artigo.
Ele
inicia seu artigo criticando a falta de cuidado com os algarismos
significativos na apresentação dos resultados das medidas efetuadas durante as
competições. Por exemplo: é comum encontrar-se o valor da velocidade,
desenvolvida em uma corrida de automóveis, expresso com até sete algarismos; no
entanto ,a distância percorrida e o tempo gasto no percurso, usado para
calcular o valor da velocidade, não são medidos nem com 1/10 desta precisão.
Um outro exemplo deste tipo de incoerência é
encontrado em corridas de distância: montam-se dispositivos elétricos ou fotográficos capazes
de medir o tempo com uma precisão de até 0,01 s; mas, ao ,mesmo tempo, o
revólver que dá o sinal de partida e , simultaneamente, aciona o medidor de
tempo , costuma estar situado a uma distância tal dos competidores que o
barulho do tiro gasta até 0,04 s para chegar a seus ouvidos. Observe, então que
não tem sentido o uso de um cronômetro tão preciso, uma vez que o erro inicial
na medida do tempo é bastante superior à precisão do aparelho.
A IMPORTÂNCIA DO NIVELAMENTO NAS PROVAS DE ARREMESSO
O fato
de não se costume nivelar, com cuidado, o solo dos campos onde são realizadas
as disputas de arremesso de peso, disco ou dardo pode ser causa algumas
injustiças nos resultados dessas provas. Para entender , um atleta de arremesso
de peso o qual o mesmo atinge o solo no
ponto B. Se o terreno estivesse nivelado, o peso cairia em A. Assim, percebe-se
que o atleta vai ser beneficiado, no alcance do lançamento, como um acréscimo
igual à distância AC. É claro que, dependendo das irregularidades do terreno
poderia ter ocorrido uma diminuição no alcance real e, então , o erro é
cometido ao acaso, dependendo da sorte do arremessador.
Poder-se-ia
pensar que este erro fosse desprezível. No entanto, os recordes destes
lançamentos são anotados até a “casa dos milímetros” e os erros causados pelo
desnível do terreno podem atingir até 15 cm.( para mais ou menos).
A INFLUÊNCIA DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Entre
os numerosos erros que afetam as medidas no campo do esportes aquele que é mais
freqüentemente cometido e que , no entanto, poderia ser mais facilmente
corrigido está relacionado com a variação da aceleração da gravidade.
Sabe-se
que o alcance de arremesso, ou de um
salto a distância, é inversamente proporcional ao valor de g. A aceleração da
gravidade caria de um local para outro da Terra, dependendo da latitude e da
altitude do local. Então, um atleta que arremessar um dardo, por exemplo, em
uma cidade onde o valor de g é relativamente pequeno ( grandes altitudes e
pequenas altitudes) será beneficiado.
Para
dar uma ideia da importância destas considerações, o professor Kirkpatrick
mostra que um arremesso cujo alcance se 16,75 m em Boston constituiria, na
realidade , melhor resultado do que um alcance de 16,78 m na Cidade do México.
Isto em virtude de ser o valor da aceleração da gravidade, na Cidade do México,
menor do que em Boston.
As correções que poderiam ser facilmente feitas para evitar
discrepâncias desta natureza não sequer mencionadas nos regulamentos das
Olimpíadas.
Fonte: Luiz,Antônio Máximo Ribeiro
da,Beatriz Alvarenga Álvares, Física 1 vol 1- São Paulo;Scpione,2006
Como faço para obter a bibliografia desta pesquisa ?
ResponderExcluirFonte: Luiz,Antônio Máximo Ribeiro da,Beatriz Alvarenga Álvares, Física 1 vol 2- São Paulo; Scpione,2006
ResponderExcluirCARVALHO, R.P. Física do dia-a-dia. Belo Horizonte: Gutenberg.2003
Esclarecendo que as mesmas foram usada para somente exemplificar estudo em sala de aulas do ensino médio como estimulante cognitivo. Porque aqui não necessidade de maiores aprofundamentos.
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