Translate

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ludwig Bolztmann( 1844 – 1906)



Ludwig Bolztmann( 1844 – 1906)

                Físico austríaco e professor de Matemática e Física em várias universidades da Europa. Seu principal trabalho foi o desenvolvimento da Mecânica Estatística, que permite explicar como as propriedades visíveis da matéria são determinadas pelas características do grande número de átomos ou moléculas que constituem esta matéria. Estas idéias foram fortemente atacadas por muitos daqueles que não acreditavam na teoria atômica.

O NÚMERO DE AVOGADRO – Jean-Baptiste Perrin (1870-1942)



O NÚMERO DE AVOGADRO – Jean-Baptiste Perrin (1870-1942)

                Professor de físico-química na Universidade de Paris, estudou experimentalmente o movimento browniano, confirmando as previsões teóricas feitas por Einstein. Esses trabalhos contribuíram para o estabelecimento definitivo da natureza atômica da matéria. Observando partículas em suspensão em um líquido, ele conseguiu obter dados relativo ao tamanho das moléculas e sobre o número delas em um dado volume, chegando , assim, a obter o número de Avogadro. Foi agraciado ,em 1926, com o Prêmio Nobel de Física.

A HIPOTESE DE AVOGADRO – Amedeo Avogadro (1776-1856)




A HIPOTESE DE AVOGADRO – Amedeo Avogadro (1776-1856)

                Físico italiano que , baseando-se em sua hipótese sobre o número de moléculas nas amostras gasosas, conseguiu explicar por que os gases se combinam em volumes que conservam uma proporção simples entre si. Ainda sim base em sua hipótese, ele concluiu que os gases hidrogênio, nitrogênio e oxigênio apresentam-se  na natureza, sob a forma diatômica ( H2, N2 e O2). Apesar destas ideias  terem sido propostas em   1811, elas só vieram a ser totalmente aceitas a partir de 1858, após os trabalhos do cientista italiano Cannizzaro, que estabeleceu um sistema químico baseado na hipótese de Avogadro.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

POR QUE UM BALÃO SOBE NA ATMOSFERA



POR QUE UM BALÃO SOBE NA ATMOSFERA

                A dilatação sofrida por uma massa gasosa aquecida costuma ser usada para fazer um balão subir na atmosfera. O ar no interior do balão é aquecido pela chama de um bico de gás. Ao se dilatar, parte dele escapa e o ar que permanece dentro do balão terá, conseqüentemente, sua densidade reduzida. Assim, o ar extremo é mais denso que o ar interno e nestas condições o empuxo sobre o balão é maior que seu peso, fazendo com que ele suba na atmosfera, Regulando a temperatura do ar interno, pode-se fazer o balão subir ou descer, conforme deseje o operador.

JOSEPH-LOUIS GAY-LOUSSAC ( 1778-1850)



JOSEPH-LOUIS GAY-LOUSSAC ( 1778-1850)

                Químico e físico francês que , além de suas investigações sobre o comportamento dos gases, desenvolveu várias técnicas de análise químicas e foi um dos fundadores da meteorologia. Usando balões meteorológicos, estudou os efeitos da altitude no magnetismo terrestre e na composição do ar. Deve-se, ainda, a ele , a obtenção dos elementos potássio e boro e a identificação do iodo como elemento químico.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PRESSÃO NOS PULMÕES DE UM MERGULHADOR



PRESSÃO NOS PULMÕES DE UM MERGULHADOR

                Consideramos um mergulhador com seu equipamento de respiração, situado a 10 m de profundidade. Como uma coluna de água com cerca de 10 m de altura exerce uma pressão igual a 1 atm, concluímos que o mergulhador está submetido a uma pressão de 2 atm.  Nesta situação , ele inspirar ar comprimido de seu equipamento. Se ele retornar à superfície, retendo este ar em seus pulmões, estes terão a tendência de ter seu volume suplicado, pois a pressão sobre eles será reduzida à metade. Por isso , na primeira lição que um mergulhado recebe, ele é alertado para não prender sua respiração enquanto sobe. Fazer isso pode ser fatal.