Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A FORÇA DE RESISTÊNCIA DO AR



A FORÇA DE RESISTÊNCIA DO AR

                O ar desempenha um papel importante ao proteger a superfície da Terra impactos dos meteoros. Os meteoros são corpos provenientes do espaço que bombardeiam a Terra, atingindo nossa atmosfera com velocidades elevadas, As massas desses objetos podem variar de algumas gramas até carias toneladas.
                Ao passarem  pela atmosfera, a grande força de resistência oposta por ela provoca uma enorme elevação de temperatura nos meteoros, tornando-os incandescentes . Suas trajetórias da Terra, como estrelas que estivessem caindo. Por isso,  eles recebem a denominação popular de ” estrelas cadentes”.           
                Os meteoros de tamanho médio sofrem vaporização de grande porção de sua massa, atingindo a superfície da Terra com velocidade e tamanho reduzidos, não chegando a provocar danos. Os de tamanho muito pequeno, que são os mais numerosos e vistos com maior freqüência, evaporam-se totalmente e não alcançam a superfície terrestre. Desta maneira a atmosfera funciona como uma camada protetora de nosso planeta contra o impacto desses objetos provenientes do espaço; Mesmo assim, meteoros de porte muito grande chegam, algumas vezes, a colidir com a Terra, dando origem a enormes crateras ( com mais de 1 km de extensão) .
                Como a Lua não possui atmosfera, ela é fortemente marcada pelas colisões de meteoros com s sua superfície, Algumas das crateras lunares, visíveis  foram causadas  por estes impactos.



Fonte: Luiz,Antônio Máximo Ribeiro da,Beatriz Alvarenga Álvares, Física 1 vol 1- São Paulo;Scpione,2006
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NEWTON PUBLICA SUA GRANDE OBRA


NEWTON PUBLICA SUA GRANDE OBRA

Philosophiae Naturalis Principia Mathematica
                Retornando a Cambridge, em 1667, Newton dedicou-se a desenvolver as idéias que havia concebido durante o tempo que permaneceu afastado da universidade. Iniciava-se, então, sua brilhante carreira, sendo convidado para lecionar Matemática na própria Universidade de Cambridge e , mais tarde , aos 30 anos sendo eleito membro da Real Academia de Ciências de Londres, a mais alta honraria científica da Inglaterra.
                Nesta época, além de apresentar na Real Academia vários trabalhos de pesquisa, publicou seu livro Teoria da luz e da cores. As idéias defendidas nesse livro foram contestadas por outro cientistas, envolvendo Newton em um grande polêmica, principalmente com os físico R.Hoke e C. Huyghens. Estas discussões magoaram tão profundamente o retraído cientista que ele tomou a resolução de nunca mais publicar os resultados de quaisquer de suas pesquisas. Seus biógrafos comentam que a timidez de Newton e sua aversão por polêmicas Galileu, possivelmente não teria publicado uma linha sequer de sua casta obra.
                Doze anos após estas controvérsias. Newton foi procurado por seu amigo E. Halley, que lhe solicitou orientação que questões relativas a problemas de Mecânica. Halley verificou, com surpresa, que Newton foi capaz de esclarecer todas as suas dúvidas, tendo já em mãos, completamente estruturado, um tratado  sobre Mecânica e a Gravitação Universal.
                Apesar do propósito de Newton em não publicar estes trabalhos, Halley conseguiu dissuadi-lo,a custear a publicação. Após dois anos de intensa atividade, sua famosa obra Princípios matemáticos da filosofia natural. Como acontecia com as obras dos grandes pensadores da época, o livro de Newton foi escrito em latim, sob o título Philosophiae Naturalis  principia Mathematica.  A publicação dos Principia em pouco tempo consagrou Newton como um dos maiores gênios da história.



Fonte: Luiz,Antônio Máximo Ribeiro da,Beatriz Alvarenga Álvares, Física 1 vol 1- São Paulo;Scpione,2006
 


Visite estes sites:

domingo, 27 de janeiro de 2013

UM PERÍODO DE GRANDES IDÉIAS



UM PERÍODO DE GRANDES   IDÉIAS
                Em 1665, Londres é assolada pela peste negra (peste bubônica) que dizimou grande parte de sua população,provocando a quase total paralisação da cidade e acarretando o fechamento de repartições públicas, colégios etc. Como conseqüência desta catástrofe, Newton retornou a sua cidade natal, refugiando-se na tranqüila fazenda de sua família, onde permaneceu durante 18 meses, até que os males da peste fossem afastados, permitindo seu regresso a Cambridge.
                Este período passado no ambiente sereno e calmo do campo foi, segundo as palavras do próprio Newton, o mais importante de sua vida. Entregando-se totalmente ao estudo e á meditação , quando tinha apenas 23  a 24 anos de idade, ele conseguiu, nesta época, realizar muitas descobertas, desenvolvendo as bases de praticamente toda a usa obra. Entre os trabalhos elaborados por Newton em seu refúgio podemos citar:
1-      Desenvolvimento em série da potência de um binômio, ensinado atualmente nas escolas como o nome e “ binômio de Newton”.
2-      Criação e desenvolvimento das bases do Cálculo Diferencial e do Cálculo Integral, uma poderosa ferramenta para o estudo dos fenômenos físicos, que ele próprio utilizou pela primeira vez.
3-      Estudo de alguns fenômenos óticos, que culminaram com a elaboração de uma teoria sobre as cores dos corpos.
4-      Concepção de 1ª e da 2ª leis do movimento (1ª e 2ª de Newton) lançando, assim,as bases de Mecânica.
5-      Desenvolvimento das primeiras idéias relativas à Gravitação Universal



Fonte: Luiz,Antônio Máximo Ribeiro da,Beatriz Alvarenga Álvares, Física 1 vol 1- São Paulo;Scpione,2006